Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Poesia não é só romantismo! Duvida? Comprove!

Por Pamela Camocardi


Já imagino as diversas reações indignadas: é sim! Puro romantismo! Calma, poesia é sim sentimentalismo, lirismo, musicalidade e tudo mais que remeta ao subjetivismo, mas como não devemos generalizar nada, na literatura também não devemos fazer isso. Quem nunca ficou pensativo com os poemas de Fernando Pessoa ou nunca se emocionou com os sonetos de Vinícius de Moraes? Quem nunca chorou mares com a poesia ora sentimental, ora realista de Drummond e de Cecília Meirelles? A verdade é que, em algum momento de nossas vidas, todos nós nos encontramos em alguma poesia.


Diante de tanto sentimento, a definição de poesia restrita ao subjetivismo parece estar impregnada no cérebro assim como dois mais dois são quatro e a desconstrução dessa definição parece absurda. Porém, se pensarmos em poesia como expressão da realidade, temos uma visão ampla do que ela representa. Sejamos objetivos: a vida é sempre bela? Sem problemas, medos com representações de amores correspondidos? Nem em conto de fadas isso acontece. A vida acontece em meio a lutas e o verdadeiro poeta retrata o que passa dentro do peito dos guerreiros, por isso, a poesia é tão próxima do leitor. Além de dar ao poeta liberdade de retratar seus mais variados sentimentos, a poesia oferece diversos recursos para que o poeta teça seu próprio estilo: o ritmo, as normas, o vocabulário, a forma como se direciona ao leitor, a métrica, entre tantos outros.


O preocupante é que poucos se dão conta de que a poesia vai além do lirismo. Poesia é vida e vida é realidade! Em contramão a esse romantismo todo há vários poetas que retratam a vida tal qual ela é: Augusto dos Anjos, o próprio Carlos Drummond de Andrade (que vezes retrata o romantismo, vezes a realidade), João Cabral de Melo Neto, Charles Bukowski são bons exemplos disso. Conhecer a obra deles é ampliar não só seu conhecimento sobre o gênero literário em questão, mas sobre seu conhecimento de mundo. Pelo romanstimo ou pela realidade exposta em versos, a leitura sempre valerá a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário