Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019



Vamos conversar sobre Roma, o já bastante premiado, filme e um forte candidato ao Oscar...





Acho bastante difícil falar sobre este filme do Alfonso Cuarón porque meus sentimentos são um pouco contraditórios...

Achei um belo filme, poético, com uma fotografia maravilhosa, fui completamente absorvida pelas minhas emoções ao assistir ao filme. Quando olho para ele como uma obra de arte, concluo como um excelente filme; mas, quando olho com um olhar social, várias coisas me incomodam... acabei ficando com a sensação de que a relação da Cleo com a família está muito romantizada, não estou – de forma alguma – dizendo que o diretor não tenha uma forte ligação/sentimento com ela, acho, apenas, que o filme idealiza a relação.

Apesar de ser aparentemente um filme bem simples, com poucas camadas, ele está bem longe disso, é quase um romance de formação. Cuarón não busca mostrar a visão das crianças, em Roma a narrativa acontece a partir do ponto de vista da Cleo (personagem inspirada em Libo – mulher que trabalhava na casa do diretor quando este era criança), mostrando sua relação com o mundo, a sua realidade, tão complexa e sofrida, com cenas fortes, marcantes como a cena da maternidade, por exemplo.

Ao longo das duas horas e quinze minutos deste filme, existem cenas que chegam a ser dolorosas de assistir, por serem reais demais, possíveis demais, trazendo fatos conhecidos, como por exemplo, o massacre de Corpus Christi de estudantes manifestantes na Cidade do México em 1971, vamos sendo absorvidos para dentro da história a ponto de sentir um certo mal estar físico com algumas cenas.

Como uma carta de amor, o roteiro é simples, uma crônica da vida real, onde a narrativa se constrói por fragmentos de memória mesclando a pureza das crianças e da própria Cleo com a crua e cruel realidade dos acontecimentos, nos obrigando a encarar de frente o que geralmente é considerado à margem de todo o resto, além de mostrar o amor e a força de mulheres incríveis.


Ao meu ver, outro ponto forte do filme é a atuação da Yalitza Aparicio que só com seu olhar me encantou...


Nenhum comentário:

Postar um comentário