Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

E O CORAÇÃO NA CURVA DE UM RIO

Olha lá quem vem virando a esquina. Ano Novo, vida nova. Uma chance (ainda que ilusória) de começar do zero, de não repetir os erros, de ser alguém melhor num passe de mágica. Ainda que neguemos, sempre fazemos uma lista de planos-promessas, títulos emocionais que planejamos resgatar. Dieta, exercícios, viagens, mudanças, hábitos... Tudo certo pra iniciar à zero hora do dia 01 de janeiro.
Pula 7 ondinhas, bota barquinho no mar, come lentilha, uva e romã, guarda as sementes, acende velas, incenso e solta fogos, pede ajuda aos anjos, aos santos, aos orixás. 'Langerí' nova, com a cor do que se quer: vermelho-paixão, amarelo-dinheiro, branco-paz, rosa-amor...Simpatias e mandingas pra conquistar tudo o que se quer.
Mas não tem milagre que ajude quando nosso coração é curva de rio. Tudo ali acumula, para, vicia. E cada vez mais atraímos tranqueiras. Aquele emprego de merda - mas que é suficientemente confortável - é curva de rio. O relacionamento abusivo - mas a gente ama taaanto - é curva de rio. Aquela tralha toda no roupeiro - mas eu gosto tanto daquela 'brusinha' - é curva de rio. Esperar que o crush venha até nós - porque eu sou tão especial - é curva de rio.
E por maior que seja a intenção de mudança, se não houver ação de mudança, tudo vai ficar na mesma. O slogan do mundo espiritual provavelmente é 'me ajuda a te ajudar'. Mas a gente não se ajuda. E continua trabalhando sem satisfação, engolindo fast-food sem gosto, praticando fast-foda sem gozar, mofando roupas no armário, mofando planos na cabeça, não sabendo diferenciar amor de carência.
2017 pode ser diferente. Pula as 7 ondas, mas muda um hábito ruim. Bota barquinho no mar, mas age com fé de verdade. Come lentilha, uva e romã, e troca o fast-food por comida caseira (faz um curso, aprende a cozinhar algo além de miojo). Acende velas e incenso, mas não solta mais fogos pensando nos catioríneos por aí. Pede ajuda ao ser sobrenatural que for, mas respeita a fé dos outros.
Coloca o coração na correnteza. Navega com vontade, aceita os obstáculos e aprende a lidar com eles. E assim não garanto que 2017 será um ano melhor. Mas será com certeza um ano diferente.


Vinícius De Miranda Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário